sábado, 27 de outubro de 2012

Territorialidades corporativas 2

Excerto da tese Doutorado Dispositivos territoriais das redes mundiais, PUCSP, 2004. Clara Miranda
O comércio intrafirma acontece em firmas-rede, que são as mais características da produção flexível. Alguns dos segmentos interconectados são tanto autônomos quanto interdependentes da rede, podendo mesmo fazer parte de outras redes. A atuação dessas redes, segundo Manuel Castells (2000), depende de sua “capacidade de conexão”, quer dizer, da “sua capacidade estrutural para facilitar a comunicação livre de ruídos entre seus componentes; e sua consistência, ou seja, o grau até o qual se partilham interesses entre os fins da rede e os de seus componentes”.

A troca de componentes e de suprimentos para cadeias de atividades internacionalizadas intrafirmas têm alçado um alto volume no comércio internacional brasileiro. Das comutações globais, decorre a integração dos mercados, consolidada pela articulação em rede das firmas multinacionais entre sucursais, fornecedores e subcontratantes que representa cerca de 30% do comércio mundial e 50% das importações do Brasil (ANDREFF, op. cit).

Um dos determinantes principais do comércio exterior é a estratégia técnico-financeira da empresa transnacional para a integração industrial. Essa estratégia segue etapas, que envolvem a produção e a comercialização, visando a otimização da estratégia concorrencial global, com o objetivo de consolidar o grupo no mercado global.

A integração industrial transnacional enseja um importante comércio entre os segmentos da empresa-rede. Os preços que governam as transações intra-firma, denominados preços de transferência, possuem determinantes singulares, consistindo numa das vantagens da internacionalização para essas empresas. Destacam-se no comércio intra-firmas em território brasileiro, os grupos PHILIPS, a FIAT, BOSCH, VOLKSWAGEM e a GENERAL MOTORS, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Governo brasileiro (dados até 2004).

Uma das estratégias das firmas transnacionais é baseada na integração em níveis, na qual cada unidade da firma faz parte de uma seqüência da cadeia produtiva, desenvolvendo produtos de uma das etapas ou enviando suprimentos para uma unidade montadora. Esta estratégia atua sobre as importações brasileiras de material eletro-eletrônico, destacando-se a PHILIPS. Sua principal filial brasileira está sediada em Manaus, e é uma grande importadora de aparelhos e material elétricos. As suas compras externas foram realizadas basicamente das próprias filiais da PHILIPS, estabelecidas na China, Japão, Hong Kong e Singapura. Essas subunidades desenvolvem produtos, que são enviados para Manaus, que monta o produto final para venda no Brasil e para exportação. Ressalta-se que essas importações aproveitam o benefício fiscal da Zona Franca de Manaus, que é um fator determinante da concentração deste tipo de importação.

O grupo italiano FIAT é a oitava montadora mundial de automóveis, possuindo 16 fábricas no Brasil, a FIAT Automóveis se destaca entre elas, um dos maiores grupos industriais do país. Um dos fatores que marcam o intercâmbio entre Brasil e Itália é a estratégia técnico-financeira do comércio intrafirma da FIAT. Embora, o intercâmbio venha se reduzindo, componentes, partes e peças para a montagem de carros no Brasil continuaram a ser trazidos da Itália, beneficiando-se da baixa taxa de crescimento italiana e da estabilidade relativa do seu mercado no Brasil. A operação em rede da FIAT envolve acordos intersetoriais com a Siderúrgica USIMINAS, em sua estratégia de desverticalização, esta fornece peças especiais e presta serviços em mecânica e na manutenção de equipamentos.
A multilocalização, descentralização das operações na cadeia mundial de suprimentos e de distribuição da FIAT Automóveis

Global sourcing in the automotive supply chain: The case of Fiat Auto “project 178” world car
Arnaldo Camuffo and Giuseppe Volpato - Ca’ Foscari University of Venice, Italy
 
idem. 
Polos da FIAT Turkey (esq,/ azul), Poland (esq,/ grafite), Argentina (cinza); Italy (dir/ azul) and Brazil (dir/ dir- cinza). Camuffo & Volpato, idem

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