sábado, 27 de outubro de 2012

hub/spoke


A rede teia será tratada mediante a expressão “tecido das relações sociais e produtivas” que podem se manifestar mediante “arquiteturas de comunicação” como: ponto-a-ponto e centralizadas hub/spoke, com ou sem integração horizontal feita ponto a ponto no conceito de todos-com-todos (federated), em formações complexas.

A arquitetura da rede centralizada é conhecida como hub/spoke, na qual o hub representa (geralmente) a grande organização, que centraliza as operações em torno de si, enquanto spokes (raios) são as atividades meio ou serviços. Sobretudo, são os circuitos, fluxos, teias, espaços que a circulação desenha, para além das determinações instrumentais e funcionais da produção fabril; é a circulação emancipada da produção.

Independente de uma arquitetura centralizada ou horizontal, as redes mundiais (do capitalismo contemporâneo, da produção flexível) são um “jogo das relações”. A conectividade das cidades globalizadas através das linhas difusas das circulações materiais e imateriais é referida a atributos de fluidez, de fluxo, de mobilidade e as porosidades que rejeitam os mosaicos e os limites.
 
Miranda, Clara Luiza. Tese doutorado. PUC SP. Dispositivos Territoriais das Redes Mundiais. 2004. Orientação Nelson Brissac

Nenhum comentário:

Postar um comentário