quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Livro -DOWNLOAD – A Batalha Pelo Centro de São Paulo – Felipe Francisco – » Associação dos Moradores do Bairro Santa Ifigênia

Felipe Francisco Trabalhou na Prefeitura Municipal de São Paulo por muitos anos, se graduou com o Título de Mestre pelo Fundação Getulio Vargas em 2009 com a dissertação de Mestrado “Um olhar Critico Sobre a Concessão Urbanística“, a Lei de 2009 que está se tornando um Fantasma a assombrar o povo Brasileiro, que coloca em risco o direito a Propriedade No Brasil, passando o direito de desapropriação a empresas privadas. Como disse em Manifestação Pública Raquel Rolnik (relatora da ONU): “Se passar por São Paulo Passou Pelo Brasil” (se referindo a Lei 14917/09 da Concessão).

O Livro abaixo é de Utilidade Publica, tem depoimentos do SECOVI (sindicato das empresas do Ramo Imobiliário), funcionários do poder Público, associações e especialistas, elaborado com criticas muito bem embasadas pelo estudioso e competente autor.
A Batalha Pelo Centro De São Paulo Santa Ifigênia, Concessão Urbanística e Projeto Nova luz. Felipe Francisco de Sousa O urbanismo, como ciência social aplicada, mais do que nunca, deve buscar respostas aos impasses e às subjetividades que a cidade produz. As cidades são o reflexo espacial da sociedade, e reproduzem no território suas desigualdades e injustiças, em dinâmicas marcadas pela ideologia.

Assim, cabe à academia e, no caso, aos urbanistas, o importante papel de descortinar, explicar, denunciar e interpretar os fenômenos urbanos, bem como suas contradições, seus impasses, entendendo as suas causas e apontando os caminhos para superá-los. A história contada neste livro é uma história trágica. Ela escancara as facetas do patrimonialismo e as perversas lógicas de funcionamento de um Estado que há muito perdeu sequer a discrição para atuar em defesa de interesses particulares.

Como um bom acadêmico, Felipe Francisco de Souza não se furtou a tirar as conclusões necessárias, mesmo que tenha pago um preço caro por isso, após dez anos dedicados aos trabalhos na Prefeitura. Porém, isso não o impediu de contribuir de maneira incisiva para um melhor conhecimento dos meandros da ação pública em nossa maior metrópole. Mostrou como uma política pública pode ser um artifício para gerar novas frentes de ação para o mercado imobiliário. Mostrou como o Estado pode fazer a política do “quanto pior, melhor” para garantir o atendimento de determinados interesses. Mostrou quão delicada e perigosa é a imiscuição exagerada dos interesses privados na coisa pública. Assim, aponta toda a utilidade, esta sim “pública”, do seu trabalho: a de evitar, pela denúncia embasada e amparada pelo rigor da pesquisa acadêmica, que um processo político “viciado” possa tornar-se um modelo para outras cidades brasileiras, que passem a usar a concessão urbanística como mais um instrumento de expulsão de populações de lugares com potencial de valorização imobiliária. É por isso que este é um livro de leitura imprescindível para os urbanistas brasileiros preocupados com a reforma urbana, a reconstrução das nossas cidades em outros moldes e a perspectiva de termos, um dia, uma nova realidade urbana, socialmente justa e verdadeiramente democrática. Prof. João Sette Whitaker Ferreira (USP, convidado Sourbonne-Paris), trecho do prefácio.
A Batalha Pelo Centro de São Paulo mais do que um livro Temática Urbana, é uma obra que retrata como funciona parte desse sistema de empresas privadas que financiam campanhas políticas para encomendar leis para si mesmos. Podemos dizer que é revelador e emocionante como “Tropa de Elite 2”.

Do blog da Associação dos Moradores de Santa Ifigênia
link abaixo.

Livro -DOWNLOAD – A Batalha Pelo Centro de São Paulo – Felipe Francisco – » Associação dos Moradores do Bairro Santa Ifigênia

Nenhum comentário:

Postar um comentário